sábado, 28 de maio de 2011

CUIDADO E HUMANIZAÇÃO NA ENFERMAGEM: REFLEXÃO NECESSÁRIA

Humanizar o cuidar é dar qualidade à relação profissional da saúde-paciente. É acolher as angústias do ser humano diante da fragilidade de corpo, mente e espírito. Destaca-se nesse contexto a presença solidária do profissional com habilidade humana e científica. Diante de um cotidiano desafiador pela indiferença crescente, a solidariedade e o atendimento digno com calor humano são imprescindíveis. Ser sensível à situação do outro, criando um vínculo, graças a uma relação dialogal, para perceber o querer ser atendido com respeito, numa relação de diálogo e de necessidades compartilhadas (PESSINI; BERTACHINI, p.4, 2004).

CARVALHO et al. CUIDADO E HUMANIZAÇÃO NA ENFERMAGEM: REFLEXÃO NECESSÁRIA. Disponível em <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/saude/msau16.pdf>.     




Postado por Mirts Jardim

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Humanização no Cuidar

A humanização nos ambientes hospitalar, clinico e domiciliar oferece bem-estar e dignidade ao paciente idoso e sua familia. A capacidade técnico-cientifica dos profissionais da saude deve ser colocada em pratica considerando acima de tudo o ser humano, assim surge a habilidade em cuidar do paciente, conferindo-lhe a "palavra", o direito de se comunicar e de ser reconhecido. Fundamental "escutar" o idoso, para conhecer e acolher sua individualidade, sua saude biografica, expectativa e preparação frente ao envelhecimento. surge a comunicação como fator de humanização da terceira idade. Importante reconhecer e interpretar os sinais não-verbais (voz, olhar, postura fisica, o andar...) e os verbais: a palavra, seu significado.

Luciana Bertachini,Fonoaudiologa
Projeto Voz