A humanização nos ambientes hospitalar, clinico e domiciliar oferece bem-estar e dignidade ao paciente idoso e sua familia. A capacidade técnico-cientifica dos profissionais da saude deve ser colocada em pratica considerando acima de tudo o ser humano, assim surge a habilidade em cuidar do paciente, conferindo-lhe a "palavra", o direito de se comunicar e de ser reconhecido. Fundamental "escutar" o idoso, para conhecer e acolher sua individualidade, sua saude biografica, expectativa e preparação frente ao envelhecimento. surge a comunicação como fator de humanização da terceira idade. Importante reconhecer e interpretar os sinais não-verbais (voz, olhar, postura fisica, o andar...) e os verbais: a palavra, seu significado.
Luciana Bertachini,Fonoaudiologa
Projeto Voz
Luciana Bertachini,Fonoaudiologa
Projeto Voz
O cuidado mais humanizado é uma forma de expressar relacionamento com o outro ser, a fim de se obter uma vida plena, não se restringindo apenas em atividades, que proporcionam meios de sobrevivência. Uma expressão de carinho e interesse é característica humana, assim como a comunicação, através da linguagem verbal. O corpo comunica sentimentos através do olhar, da expressão facial, do conforto pela música, por outros sons, ou por ouvir alguém cantar. A Enfermagem é uma disciplina, que lida com o ser humano, que é um ser em evolução, tem que haver humanização.
ResponderExcluirFonte: http://www.webartigos.com/articles/18713/1/Enfermagem-e-o-Cuidado-Humanizado/pagina1.html#ixzz1OLZ3ttVb