quarta-feira, 1 de junho de 2011

Humaniza SUS: problematizando a humanização na saúde, na sociedade.

O tema Humanização tem sido discutido há muitos anos, aparecendo com este nome principalmente nos programas de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde desde 1984 e, depois, com presença mais constante, a partir da VIII Conferência de Saúde em 1986. Este tema abriga muitas significações e apropriações, apresentando abordagens teóricas distintas.

A idéia de "humanização da saúde" demanda do profissional uma atenção ao aspecto relacional, sem prescindir da dimensão científica, técnica, social e econômica de seu trabalho estão correlacionadas. Na realização do cuidado em saúde, as informações sobre a própria doença em questão e sobre os recursos técnicos e sociais são fundamentais, como também a compreensão do processo de adoecimento do sujeito.

Humanização diz respeito, acima de tudo, ao processo de cidadania, ampliação dos direitos dos cidadãos e postura ética de solidariedade e co-responsabilidade entre os atores. Contudo, paradoxalmente às normas instituídas pelo movimento sanitário e criador do SUS, vivemos num campo cultural influenciado pela ideologia capitalista, que dá ênfase ao individual, à competitividade, ao consumo, ao predomínio dos interesses materiais sobre os relacionais, que fragiliza a cultura coletiva e o Estado com relação à seguridade social.

O tema da Humanização precisa ser colocado, discutido de forma ampla superando o que nos parece já dado e óbvio, que está capturado por concepções dominantes que estão impregnadas numa forma específica de fazer saúde.


Referência: PEIXOTO & BATISTA. Humaniza SUS: problematizando a humanização na saúde, na sociedade. Disponível em: www.fafich.ufmg.br/.../Artigo%20Humanização%20Coloquio.doc -

3 comentários:

  1. A humanização deve ser mais desenvolvida pelos profissionais da saúde, pois sabemos que humanizar não é só segurar na mão e dar carinho, o que dificilmente é feito, e ver além do lado físico, também o psicosocial para trazer uma cura integral para este paciente. A humanização deve ser mais discutida nas instituições e ser colocada em prática por todos os profissionais da saúde.
    ReferÊncia: C.M.A.B, Enfermagem e o cuidado humanizado.

    ResponderExcluir
  2. O Humaniza SUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.

    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=28288

    ResponderExcluir
  3. O conceito de humanização tem ocupado um lugar de destaque nas atuais propostas de reconstrução das práticas de saúde no Brasil, no sentido de sua maior integralidade, efetividade e acesso. Embora muito já tenha sido feito em termos da discussão e reestruturação das tecnologias e do planejamento dos serviços, há, comparativamente, ainda escassos trabalhos sobre as bases teóricas e filosóficas para as mudanças propostas. Este ensaio reflexivo busca explorar o potencial da hermenêutica para responder a esta tarefa essencial, se buscamos uma revisão verdadeiramente radical do significado e organização das práticas de saúde. Nesse sentido, a hermenêutica contemporânea é aqui revisitada em relação a alguns dos desafios éticos e epistemológicos relacionados aos ideais de humanização das práticas de saúde.
    AUTOR: Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Disponível em: Scielo

    ResponderExcluir